Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 27, 2011

Saberes dos xamãs tupi são patrimônio imaterial

(da folha de sp)

O saber tradicional dos xamãs jaguares do Yuruparí, na Amazônia colombiana, entrou neste domingo para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.
O comitê de analistas da Unesco aprovou sua inclusão durante reunião em Bali, na Indonésia, ao considerar que este modo de vida, herança milenar dos ancestrais, é um sistema integral de conhecimento com características físicas e espirituais.
"Esta notícia é um enorme esperança para a comunidade que tem plena certeza de que esta decisão é um instrumento de salvaguarda desta sabedoria", disse o diretor de Patrimônio da Colômbia, Juan Luis Isaza, em seu discurso de agradecimento.
Os xamãs do Yuruparí transmitem "uma cosmovisão associada a um território sagrado para eles, um conhecimento graças ao qual acham que o mundo pode estar em equilíbrio", explicou Isaza.
Os jaguares de Yuruparí, que habitam nas cercanias do rio Pirá Paraná, transmitem por via masculina e desde o na…

O espírito, a mente e o corpo

‎''O espírito é uma música, uma fala sagrada que se expressa no corpo; e este, por sua vez, é a flauta, o veículo por onde flui o canto que expressa o ser-luz-som-música, que tem sua morada no coração.

Esta flauta é feita da urdidura de quatro pequenas almas que precisam estar afinadas para melhor expressar o fogo sagrado que da vitalidade, capacidade criativa e realizadora.

Por isso fez-se a dança: para afinar todos os espíritos pequenos do ser, para que estes cantem sua música no ritmo do coração da Mãe Terra, que dança no ritmo do coração do Pai Sol que, por sua vez, dança no ritmo do Amor Incondicional.''