Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 4, 2011

PRESERVANDO SAPOS, BAGRES E O FUTURO

Existem pessoas que crêem e outras que divulgam a falsa idéia de que índios e ambientalistas querem proteger bagres, pererecas e árvores em detrimento ao progresso nacional e á inserção do Brasil entre as nações do primeiro mundo. Jornais comunicam que grandes obras como hidrelétricas, portos, rodovias e linhas de transmissão elétricas tiveram problemas de liberação ambiental por causa de sapos e flores.
Na verdade a questão ambiental que se propõe para muitos destes casos vai além da questão biológica. Por trás de diversas obras que dizem ser o caminho para o desenvolvimento se encontram graves poluições sociais e econômicas, como por exemplo: a dos prejuízos causados por superfaturamentos, pela falsa necessidade de determinados projetos, pela falsa visão estratégica em relação á determinadas propostas, entre outros males.
Cuidar do ambiente inclui cuidar do dinheiro público que se gasta, do zelo na gestão pública, da observação da ética de líderes e dirigentes das diversa…

Degradação ambiental ameaça progresso, diz ONU

Se persistirem as atuais tendências globais de degradação ambiental, a progressiva melhora nos índices sociais dos países emergentes será interrompida antes de 2050, segundo o Relatório de Desenvolvimento de 2011 do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), lançado nesta quarta-feira. "Se não fizermos nada para deter ou inverter as tendências atuais, o cenário de catástrofe ambiental conduz a um ponto de virada antes de 2050 nos países em desenvolvimento – a sua convergência com os países ricos em termos de progresso no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) ao longo das últimas décadas começa a se inverter", afirma o documento. No entanto, o órgão diz que a melhora dos padrões de renda tem estado associado à deterioração em indicadores ambientais fundamentais, como as emissões de dióxido de carbono, a qualidade do solo e da água e a cobertura florestal.Segundo o Pnud, o mundo tem assistido a um enorme progresso em termos de desenvolvimento humano nas última…