Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 8, 2012

Literatura indígena

A literatura escrita por índios é relativamente nova no Brasil. Iniciou-se no principio dos anos de 1990. Isso não quer dizer que os índios não escreviam ou que não haviam aprendido os códigos de comunicação da sociedade que aqui aportou no século XVI. Os padres jesuítas ensinavam os guarani a ler e escrever desde essa época. O incoveniente é que eles usaram a educação como um método de desvalorizar a cultura ancestral. mas índios escreveram sobre medicina das ervas, sobre seus mitos e suas formas de pensar.
Os primeiros brasileiros á estudar no exterior foram os tupinambás, em 1556, quando foram fazer apresentações culturais na França. eram cerca de 50. desses, talvez entre cinco e dez ficaram por lá, estudando e aprendendo outra cultura.
Mas infelizmente tudo que existe escrito sobre índio até o início dos anos 90 ou foi uma visão de aventureiro, ou de etnólogo, antropólogo, sociólogo ou algum destes especialistas da academia. Isto não quer dizer que não buscaram refletir suas imp…

Kaká Werá e Rosenbaum resgatam conceitos de eco-arquitetura

índio e política

A política para o índio no Brasil é baseada no mais perverso jogo de relação de dependência e assistencialismo que existe no país. É um jogo antigo, pois é assim desde o século XVI. A lógica é a mesma: primeiro cooptam alguns índios por alguma ninharia e promessa; depois estimulam a fofoca para por parente contra parente, líder contra líder, grupos contra grupos. E por fim, vão mantendo a relação com alguns incautos, no banho maria, na base de presentinhos e servicinhos básicos.
No Brasil, o principal tema que se relaciona ao índio é a questão da demarcação das terras, que é é um outro jogo; o de campo minado, onde de um lado estão os interesses de ruralistas que querem manter o domínio sobre quase 320 milhões de hectares de terras desta nação, e do outro: povos e culturas diversas de entendimentos fragmentados em relação á esta causa. É muito desigual. Para inúmeras lideranças indígenas fica o isolamento e a dificuldade de articulações capazes de criar condições para fazer valer dire…

Pausa para reflexão