Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 8, 2012

Indio ameaçado com a família em Mato Grosso

Tonico Benites é uma importante liderança Guarani Kaiowá. Entre diversos papéis que desenvolve, integra o Colegiado Setorial das Culturas Indígenas do Ministério da Cultura, onde eu o conheci. É antrópologo, foi estudar antropologia para entender as cabeças dos brancos e poder defender melhor os direitos indígenas. No dia 06 de Abril ele e sua família viveram uma experiência digna dos piores filmes de terror. Ele relata os fatos de forma detalhada na carta abaixo. Situação absurda que mostra que os fazendeiros estão dispostos a tudo para esmagar o movimento indígena. Agora usam capangas contratados no Paraguai. Aliás, os fazendeiros brasileiros estão lá, ocupam grandes áreas deste país, na divisa com o Brasil. Os camponeses e indígenas paraguaios também sofrem a pressão dos fazendeiros brasileiros.
 Dá para aceitar isto? Divulgando os fatos estaremos nos contrapondo, no esforço para sensibilizar as autoridades brasileiras. Não dá para aceitar a continuação do genocídio.

 CARTA DE UM AN…

Assistir Xingú para conhecer Brasil

Tive o privilégio de assistir o filme Xingú com alguns parentes xinguanos, entre eles, Megaron. Emoção na platéia e emoção no telão! Um épico que mostra uma imagem crucial da história do Brasil que deveríamos aprender na escola.
 Em quinhentos anos de relações entre índios e não-índios, marca um dos raros momentos na linha da tempo histórico brasileiro em que lideranças não indígenas se posicionaram de um modo mais coerente em relação á diversidade de povos milenares do Brasil. Um drama complexo no período em que o militarismo com seu viés ditatorial se apossava do comando da nação.
Ali está o registro de um hábito que vem se repetindo nestes séculos afora. O modo distorcido com que o ser humano invade e se relaciona com o ecossistema e as culturas e civilizações diferentes dos "colonizadores". Gastaram milhões e milhões até o projeto "Transamazônica", que do ponto de vista de retorno socio-econômico foi um fiasco, mas do ponto de vista do custo de vidas e de civi…