Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 22, 2012

Oficina de Direitos Indígenas

Organizada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônia (Coica) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), a oficina de Direitos e Diplomacia Indígena reuniu, em maio de 2011, líderes indígenas de nove países amazônicos em Cartagena, na Colômbia.
 Segundo o coordenador técnico da Coica, Rodrigo de la Cruz, há várias ferramentas do direito internacional que podem favorecer os índios em disputas, mas que são pouco usadas. Com uma diplomacia unificada, diz ele, os indígenas ganham força e seus pleitos têm maior ressonância em organizações internacionais simpáticas a suas causas, como a ONU e a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
Na oficina, ministrada por especialistas em direito internacional e representantes de organizações multilaterais, os participantes também foram informados sobre técnicas de persuasão e resolução de conflitos.
Convenção 169 Membro da Comissão de Peritos na Aplicaç…

A questão da criança indígena

A criança indígena que vive na beira das grande cidades enfrentam realidades sociais problemáticas, principalmente no que se refere  questão da educação, da saúde e da nutrição. Pois uma vez habitando em situações onde a cultura foi transformada pela pressão da sociedade envolvente e o ecossistema adulterado, as comunidades tradicionais vivem um desafio complexo, que é o de transmitir valores que fortaleçam a identidade cultural ao mesmo tempo em que elas devem ter acesso ao aperfeiçoamento social e intelectual que o estado deveria oferecer; além, de atendimento social adequado, coisa que tem sido difícil nas últimas décadas de relacionamento entre índios e estado.

A criança indígena