Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 29, 2012

A ética da cidade

A palavra política vem do grego e diz respeito á ética da cidade. A responsabilidade de manter uma ética na cidade é imensa. No entanto precisamos reencontrar uma ética profunda. Uma ética que contemple a verdade de que somos em essência desejosos do melhor para o individual e o coletivo. E o melhor é sempre  aquilo que consideramos verdadeiramente bom, honesto, sincero, lícito, claro, equilibrado, justo. Portanto, que desafio grande para um cidadão que se propõe a participar da organização e manutenção da ética na cidade! Esse desafio só é possível enfrentar se existe a disposição interior para correr o risco. E pedir sinceramente ao Grande Espírito que sopre e guie os passos do caminhante. Mas sobretudo se o coração é correto a ética será correta.

O caminho do guerreiro da paz

No caminho do guerreiro da paz muitas vezes surgem trilhas que voce não quer atravessar pelo perigo que é. E voce tem que faze-lo justamente pelo perigo que é.

Reportagem mostra São Paulo indígena

(o Estado de São Paulo)

O índio xavante Lúcio Waane Terowaa, de 33 anos, migrou para São Paulo há cinco anos vindo de uma tribo de Barra do Garças, em Mato Grosso. Chegou ao Itaim Paulista, na zona leste, para seguir os passos do mais famoso representante de sua etnia, o cacique Mário Juruna, eleito deputado constituinte em 1986, conhecido por gravar promessas suspeitas de políticos.

No ano passado, em São Paulo, Terowaa se lançou candidato a deputado estadual pelo PSL e teve 318 votos. Em vez do gravador, usa o Facebook como ferramenta política. Tem 910 amigos, com quem debate formas de criar uma aldeia "ecologicamente correta" e autossustentável, que sirva como modelo a ser replicado no Brasil, a partir de São Paulo. "Tenho amigos virtuais de 23 etnias só aqui na cidade. É uma das maiores diversidades do Brasil e por isso São Paulo é uma base importante para a política indígena."

As impressões do xavante são confirmadas pelo levantamento feito pela ONG Opção Brasi…

Oca

Alteridade