Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 4, 2013

Arte como instrumento de inclusão cultural

AGO090 Arte indígena interétnicaNo segundo dia de TEIA, Ponto Arapoty Cultural leva oficina de artesanato, cerâmica e dança circular tradicional de várias etnias indígenas “Formar jovens para uma visão mais inclusiva, mais profunda à respeito das culturas tradicionais”, “como método de combate à discriminação e como difusão cultural” é o objetivo do Instituto e Ponto de Cultura Arapoty Cultural, conta Kaka Werá. Artesanato, barro, dança tradicional, entre outras, como ferramentas de aproximação da sociedade com essas culturas. São muitos grupos: pataxós, xavantes, guaranis, kariris, entre outros. Kaká Werá, do Instituto Arapoty Na oficina oferecida na TEIA (aqui você pode ver a programação das próximas), grupos pequenos tiveram o privilégio de falar e vivenciar algumas práticas dessas culturas. Uma amostra do que o Instituto procura fazer na sua sede, localizada na Itapecirica da Serra. Não é propriamente uma aldeia. É um ponto de produção e experiência dessa sabedoria e costumes trad…
"Não sabendo que era impossível, foi lá e fez."

A sabedoria dos animais

Convivo com quatro cachorros em casa, entre eles Koda, o mais velho.  Cada dia me surpreendo o quanto os animais são imprescindíveis. A capacidade de prontidão e amor incondicional deles é algo surpreendente. Quando estou de bom ou mau humor, não altera em nada a disposição de carinho, de afago, de oferecer lambidas úmidas de amizade. O Koda, por exemplo, conversa na linguagem do silêncio com minhas filhas e desperta nelas o respeito pela vida e o amor no sentido mais amplo e sagrado da palavra. Bem já dizia um grande chefe indígena americano: "sem os animais,morreríamos de uma grande solidão de espírito...".
Os meus cães já curaram muitas tristezas de minha família e já ensinaram muitas lições, com olhares penetrantes e atenção plena a cada gesto de seus supostos "donos".
 Com certeza nós não somos seus donos. Em todas as famílias que conheço os animais são parte integrante dos familiares. São graças á eles que muitas crianças adquirem o hábito de cuidar do outro…